O DHCP é um protocolo do TCP/IP utilizado para distribuir dados para computadores na rede. No Linux (Debian e outros) este serviço é provido pelo DHCPD. Este estudo centra-se no arquivo de configuração de um servidor DHCP, como também na configuração das máquinas clientes - pela plataforma Linux ou Windows, como também a instalação do servidor DHCP no Debian.
Instalando um Servidor DHCP
A instalação é simples. Aqui será mostrada pela ferramenta apt-get. Como root, execute o seguinte comando:
apt-get install dhcp
Configuração do servidor DHCP
Toda a configuração do servidor DHCP será definida no arquivo "/etc/dhcpd.conf". Copie o conteúdo apresentado abaixo para o arquivo.
default-lease-time 600;
max-lease-time 7200;
option routers 192.168.0.1;
option domain-name-servers 192.168.1.1;
subnet 192.168.0.0 netmask 255.255.255.0 {
range 192.168.0.10 192.168.0.100;
}
Entendendo a configuração: a primeira linha (default-lease-time) indica que o tempo em que o IP fica alocado para determinado micro é 600 segundos. Isso significa que, caso o cliente não especifique o tempo que ele precisa do IP, este é o padrão definido. Em "max-lease-time", indicamos que no máximo, o cliente poderá solicitar um IP por 7200 segundos (caso ele solicite). Em "option routers" indicamos qual será o GATEWAY repassado para os computadores clientes. A linha "option domain-name-servers" indica qual(s) é o DNS dos computadores clientes. O escopo iniciado em "subnet" indica que serão distribuídos os IPs da rede 192.168.0.0, com máscara 255.255.255.0, variando entre 192.168.0.10 a 192.168.0.100. Certamente existem outras opções que podem ser trabalhadas. Para maiores informações, clique em http://www2.unijui.tche.br/~heini/freebsd/dhcp.html.
Iniciando e Finalizando o servidor DHCP
Para iniciar o servidor, como root, digite:
/etc/init.d/dhcp start
Para finalizar (como root):
/etc/init.d/dhcp stop
Configurando um cliente DHCP Windows
Acesse o PROMPT de uma máquina Windows e digite:
ipconfig /release
Esse comando libera outras configurações existentes (desde que estas não sejam estáticas). Em seguida:
ipconfig /renew
Com esse comando o micro irá buscar (através de BROADCAST) um servidor DHCP na rede para a aquisição de um novo IP (e suas informações).
Configurando um cliente DHCP Linux
Como root, no shell, digite:
dhclient
Ou ainda, especificando diretamente a interface pela qual o micro obterá o IP:
dhclient wlan0
Em ambas configurações (Windows e Linux), o micro cliente buscará, via pacote broadcast um servidor DHCP na rede. O servidor DHCP receberá a solicitação do micro cliente e fornecerá (temporariamente - de acordo com as configurações de "default-lease-time" e "max-lease-time") informações para ele. Quais dados ele fornecerá? Quais foram configurados! Ou seja, em nosso caso, informamos apenas o GATEWAY, a rede (e a máscara), o DNS e o endereço IP. Servidores DHCP podem fornecer mais informações de acordo com as necessidades da intranet.
Espero ter ajudado!
Att, Guilherme Pontes

Linux
Curso Java
Papers Java
Database
Hardware
Informática
Gestão de TI
Diversão
Download
Potions
Homepage
Blog
Facebook
Youtube
Twitter
Linubr.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário