terça-feira, 14 de agosto de 2012

Backup? Isso morde?

                Apesar de o nome lembrar um sabão em pó de baixa categoria, esse termo, com certeza é um dos mais requisitados quando estamos lidando com dados e informação. Os informatiqueiros profissionais, ou também conhecidos como profissionais de TI1, sem dúvida, não trabalham mais sem a ajuda do Backup. Mas afinal de contas, quem é esse cara?


                Imaginem um empresário, com seus milhares de clientes, suas dezenas de contas para pagar – acho que os valores estão trocados, ou estou enganado? – todos registrados em um único e onipotente micro operado por sua secretária. Num belo dia, ao chegar em sua firma, aproximar-se do computador, não notou nada de diferente. Contudo, no momento da inicialização2, não viu janelas, figuras, avisos desnecessários de seu antivírus, não viu nada. Nada além de uma mensagem em inglês, escrita em branco, sobre uma tela preta. Caro leitor. Diga-me o que o empresário fez? 


                Não! São Benedito não teve nada haver com isso! Ele simplesmente abriu sua gaveta, retirou dela um CD-RW, e levou seu micro para uma loja de informática. Chegando lá, além do computador, deixou também, seu precioso CD de Backup. Backup é um CD? Não! Backup, é um termo usado para referenciar todo e qualquer procedimento de cópia dos arquivos de um computador. No caso deste empresário, no final do expediente, ele gravava todos os dados importantes da firma num CD. Se por acaso, seu Disco Rígido3 queimasse, ele não perderia os dados. Existem outras maneiras de se fazer o Backup: o usuário pode trabalhar com dois discos em sua máquina; pode gravar os dados em dispositivos removíveis, como PenDrives4, por exemplo; pode ainda armazená-los em CDs, DVDs, ou até mesmo em disquetes – não ria, é verdade! O que não pode acontecer é ficar sem os dados. Uma vez sendo essenciais para o andamento do negócio, eles valem muito mais do que todos esses itens juntos.

                Mas meu HD não vai queimar? Não diga! Só no início deste mês, meu PenDriver queimou, e o Disco Rígido da minha máquina parou de funcionar. Vamos brincar de roleta russa?

1- TI é a abreviatura de Tecnologia da Informação.
2- Refere-se ao processo em que o Sistema Operacional é iniciado.
3- O Disco Rígido (ou HD) é o componente do computador responsável pelo armazenamento dos dados.
4- Dispositivo com a mesma utilidade de um disquete, porem, com mais capacidade – muitas vezes mais.

Obrigado pela companhia.
Abraços, Guilherme Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário