sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Internet pelo NOKIA 6125 GPRS com bluetooth no Linux

Conectando a Internet com Notebook DELL Latitude D520 com Linux (SUSE Linux Enterprise Desktop 10) através de um celular NOKIA 6125 GPRS com bluetooth


Introdução
O objetivo deste tutorial é realizar uma conexão com a Internet através de um celular, configurando-o como modem e acessando seus recursos através de um conexão bluetooth. O modelo de celular adotado foi o NOKIA 6125 com a operadora claro, que oferece um pacote de dados para acesso a internet. Obviamente, este tutorial pode ser facilmente adaptado para outros modelos de celular e operadora. Aqui utilizou-se a plataforma Linux, em sua distribuição SUSE – em mais detalhes, o sistema SUSE Linux Enterprise Desktop – em uma máquina DELL com conexão bluetooth integrada.
 
Configurações
Computador:
DELL Latitude D520
Disco Rígido 60 GB, 10000 RPM
Memória DDR2 1024 MB, FSB 533
Conexão Bluetooth (integrada)
Sistema Operacional SUSE Linux Enterprise Desktop
E outras configurações indiferentes neste estudo.
 
Celular:
NOKIA 6125
Operadora Claro
Conexão com a Internet GPRS
 
Porque a Claro?
Avaliando questões sobre cobertura, preço, atendimento, e acesso a informações, na data de publicação deste tutorial, esta operadora teve alguns atrativos em relações as outras. Aconselho uma pesquisa sobre outras opções antes de obter o serviço.
 
Porque o NOKIA 6125?
O aparelho é bom. Oferece recursos legais para uso comum, além de trabalhar com os tipos de conexão GPRS/EDGE, que oferecem uma largura de banda maior. Certamente avalie a facilidade da conexão bluetooth (oferecida por esse celular), que evita o uso de cabos USB.
 
Porque o DELL?
Várias marcas se mostram atraentes no mercado. Dentre elas, o Sony Vaio, Tochiba Satelite e o Dell Latitude. A facilidade de adquirir um PC Dell hoje é um ponto importante na aquisição da máquina. Consultei, Configurei e Comprei pela Internet em poucos minutos. As concorrentes não ofereceram essa facilidade. O preço não foi destaque, pois era superior aos modelos equivalentes da Tochiba.
 
Porque o Linux?
Sou suspeito para responder esta pergunta! Uso Linux por que acredito no seu potencial. Não apenas por seu acesso gratuito. Tenho a versão Microsoft Windows XP Professional original, mas optei pelo Linux por questões de segurança e facilidade em meu trabalho.
 
Porque o Suse?
Na minha máquina, tenho instalado três sistemas: Windows XP, Suse 10.2 e o Debian Sarge. Praticamente não uso o Windows, mas tenho ele instalado. Uso o Debian em meu trabalho – implementação de servidores, que geralmente são Debian – e o Suse se destaca no uso doméstico por sua interface atraente e otimização dos recursos de escritório (pacote OpenOffice personalizado). Neste tutorial será abordada a instalação apenas para o Suse.
 
Configuração
Configurando o bluetooth do Celular
Acesse a opção Ir para do aparelho e selecione a opção Menu Bluetooth.  Ative o recurso selecionando a opção Ligado e informe uma identificação para o celular (no meu caso, coloquei Guilherme, mas isso é indiferente). O aparelho já está habilitado para usar a conexão sem fio.
 
Configurando o bluetooth do Computador
Execute um shell como super usuário. Se necessário, ative o recurso bluetooth no notebook – pressionando a seqüência de teclas Fn + F2. Para identificar se o recurso está ativo, visualize o painel principal (próximo ao botão power) que informa o status de suas conexões. Digite o comando abaixo para habilitar o serviço no sistema:
 
/etc/init.d/bluetooth start
 
Agora será necessário buscar pelo aparelho celular através do comando:
 
hcitool scan
 
O retorno deste comando vai informar uma identificação do aparelho, análogo ao exemplo apresentado abaixo. Usaremos essa identificação posteriormente.
 
Scanning ...
       00:16:4E:C5:19:18   Guilherme
 
Iremos configurar agora os arquivos de configuração da conexão bluetooth do computador. Por default, no Suse, eles estão localizados em /etc/bluetooth, mas isso pode variar de distribuição para distribuição. Acesse o diretório:
 
cd /etc/bluetooch
 
Para não perder os arquivos originais, vamos criar uma cópia com os seguintes comandos:
 
cp hcid.conf hcid.conf.original
cp rfcomm.conf rfcomm.conf.original
 
Com um editor de texto de sua preferência, edite os arquivos para que os mesmo fiquem similares à apresentação abaixo.
 
Arquivo: /etc/bluetooth/hcid.conf
options {
        autoinit yes;
        security auto;
        pairing multi;
        pin_helper /bin/bluepincat;
}
 
device {
        name "Notebook";
        iscan enable;
        pscan enable;
        lp rswitch,hold,sniff,park;
        auth disable;
        encrypt disable;
        class 0x100100;
}

 
Arquivo: /etc/bluetooth/rfcomm.conf
rfcomm0 {
         bind yes;
         device 00:16:4E:C5:19:18;
         channel 1;
         comment "Nokia";
 }

 
Observe que na opção device do arquivo rfcomm.conf entraremos com a identificação do aparelho celular. Observe também que a opção pin_helper faz referência a um script /bin/bluepincat. O arquivo pin no mesmo diretório servirá para definir o PIN usado na conexão com o celular. Neste exemplo utilizei o valor 1234, portanto, o arquivo deverá ficar configurado conforme o exemplo à seguir:
 
Arquivo: /etc/bluetooth/pin
1234

 
Configurando a conexão PPP do Computador
Vamos agora a configuração PPP. Os arquivos de configuração da conexão PPP, por default, estão localizados no diretório /etc/ppp/peers, portanto, vamos entrar neste diretório.
 
cd /etc/ppp/peers
 
Aqui, criei um conexão chamada internet. Isso significa criara um arquivo de mesmo nome do diretório atual. O arquivo ficará conforme apresentado abaixo:
 
Arquivo: /etc/ppp/peers/internet
/dev/rfcomm0 115200
connect '/usr/sbin/chat -v -f /etc/ppp/chat-gprs'
crtscts
modem -detach
noccp
defaultroute
usepeerdns
noauth
ipcp-accept-remote
ipcp-accept-local
noipdefault

 
Dentro do diretório /etc/ppp, iremos criar um arquivo responsável pela comunicação com o modem. O arquivo é chamado chat-gprs e é apresentado à seguir. Antes de criar o arquivo, lembre-se de acessar o diretório correspondente com o comando abaixo:
 
cd /etc/ppp
 
Arquivo: /etc/ppp/chat-gprs
'' ATZ OK
AT+CGDCONT=1,"IP","claro.com.br"
OK "ATD*99***1#"
CONNECT ''

 
As configurações do PPP estão finalizadas. Para inicializar a conexão, entre com o comando a seguir:
 
pppd call internet
 
Parear aparelho celular com notebook
O pareamento é necessário apenas uma única vez. As outras conexões são realizadas automaticamente. Nesta etapa, você deve iniciar sua conexão PPP que irá acessar o celular pelo bluetooth. O celular informará a tentativa de conexão e aguardará a confirmação do usuário. Aceite a conexão e entre como o código PIN 1234 para se igualar ao valor informado neste tutorial. Quando ele perguntar se você deseja se conectar automaticamente nos próximos acessos, responda sim.
 
Configurar conexão para usuário
Podemos ainda facilitar as futuras conexões. Certamente, no dia a dia, não é interessante utilizar com freqüência o super usuário, portanto, vamos configurar o sistema para aceitar a inicialização da internet (pppd) pelo nosso usuário. Isso será feito pelo comando sudo. Com uma breve explicação, sudo realiza tarefas de root com usuários comuns obedecendo a configuração do arquivo /etc/sudoers. Para ter acesso direto ao arquivo, utilize o comando (como root):
 
visudo
 
Primeiramente, comente (acrescentando o # no início) as linhas:
 
Defaults targetpw    # ask for the password of the target user i.e. root
ALL ALL=(ALL) ALL # WARNING! Only use this together with 'Defaults targetpw'!
 
Isso permitirá o acesso ao comando sem a necessidade de digitar a senha do root. Por fim, no final do arquivo, entre com a sintaxe:
 
guilherme ALL=(ALL) NOPASSWD: /usr/sbin/pppd
 
Observe que guilherme faz referência ao meu usuário. Modifique de acordo com a identificação de seu usuário. É necessário sair e salvar (pressionando a seqüência de teclas ESC+:wq) do editor de texto. A partir daí, ao executarmos o comando pppd pelo usuário guilherme, estaremos inicializando a internet. O comando terá o seguinte formato:
 
sudo /usr/sbin/pppd call internet
 
O shell vai demonstrar algumas informações sobre a conexão. Para finaliza-la, entre com a seqüência de teclas CTRL+C.
 
Problemas na configuração
Eventualmente, podemos encontrar problemas nos arquivos de configuração para outros computadores, aparelhos de celular e operadoras. Uma boa alternativa para a resolução destes possíveis problemas é o acompanhamento das mensagens do sistema, acessadas através do comando:
 
tail -f /var/log/messages
 
Boa conexão galera!
Abraços, Guilherme Pontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário