Várias vezes em que tentei realizar a instalação do plugin do Java automaticamente pelo firefox no Linux, não obtive sucesso. Pensando nisso resolvi criar esse tutorial que mostra as etapas para executar tal configuração.
Para que serve o plugin do Java no Firefox?
Dentre as diversas tecnologias associadas ao Java, temos os Applets. Applet é um aplicativo que roda no navegador, desde de que tenhamos instalados na máquina o JRE do Java e o plugin do Java no navegador. Então, ao instalarmos o plugin do Java no firefox, poderemos acessar sites com o recurso do Applet. Esse recurso é muito comum em sites de bancos, e sites que necessitam de ferramentas como teclado virtual. É claro, além disso, podemos fazer diversas coisas com um Applet. Um exemplo interessante é o de um projeto no qual estou participando em que, um Applet assinado (um Applet assinado é mais poderozo que um Applet comum, ou seja, tem permissão para trabalhar com dados locais do micro e realizar tarefas que são julgadas perigosas) se conecta (via Sockets – também em Java) com um servidor para enviar e receber imagens. As imagens são: a foto de uma pessoa e as digitais. Ou seja, existe um dispositivo USB (FS-80) de captura de digitais em que o Applet está ligado. O Applet pega as digitais e a foto da pessoa e joga para o servidor. Este é um belo exemplo do que podemos fazer com os Applets.
Instalando o JRE (Java)
Vamos baixar o JRE (Java Runtime Environment) no site da SUN (http://sun.com). Hoje, dia 22 de Janeiro de 2009, o Java está na versão 6 update 11. Quando executar esse tutorial, baixe a versão mais atual. Com base na versão 6u11, o JRE pode ser baixado em:
Ou ainda, em
Salve o arquivo “jre-6u11-linux-i586.bin” (arquivo baixado) em “/usr/java/” - caso não exista o diretório java, crie-o. Após o download, como root, execute:
cd /usr/java/
chmod u+x jre-6u11-linux-i586.bin
./jre-6u11-linux-i586.bin
No final do contrato, responda “yes”. Pronto, o java já está instalado.
Configurando o PATH (para o Java)
Para que seu sistema reconhece os comandos do java diretamente no prompt, é necessário que o path de instalação do Java esja colocado no PATH do sistema. Deve-se ter atenção ao seguinte detalhe. Talvez o seu sistema Ubuntu já venha com um Java instalado. Essa versão certamente está desatualizada. Temos que, obrigatoriamente, colocar o path do java em primeiro lugar de chamada no PATH do Linux, pois assim, caso exista algum outro java nos demais paths, ele será ignorado, tendo em vista que a versão que você instalou será encontrada primeiro. Que confusão! É o seguinte: suponha que seu Ubuntu tenha um Java instalado e que este esteja localizado em “/usr/bin/java”. Sabe-se que “/usr/bin” já está adicionado no PATH do Linux. Se você colocar a chamada para seu java (que será “/usr/java/jre1.6.0_11/bin/”) depois de “/usr/bin”, significa que, quando for executado o comando “java”, o primeiro executável a ser encontrado será o que já está instalado no sistema (lembrando que o Linux vai buscando os comandos da esquerda para a direita na string do PATH). Isso significa que, para que o seu java seja encontrado primeiro, você tem que colocar o caminho do executável antes do outro que já vinha no sistema. Na prática, significa que seu PATH precisa ser configurado para
/usr/java/jre1.6.0_11/bin:/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin
Como configurar o PATH? No diretório do usuário, existe um arquivo chamado “.bashrc”. Vamos acrescentar o comando abaixo no final deste arquivo.
PATH=/usr/java/jre1.6.0_11/bin:/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin
Lembre-se do seguinte. Ao adicionar esse comando em “/root/.bashrc”, somente o root terá o PATH configurado. Faça o mesmo para os outros usuários. Você poderá realizar essa tarefa facilmente com os comandos abaixo (como root):
echo “PATH=/usr/java/jre1.6.0_11/bin:/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin” >> /root/.bashrc
echo “PATH=/usr/java/jre1.6.0_11/bin:/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin” >> /home/usuario1/.bashrc
echo “PATH=/usr/java/jre1.6.0_11/bin:/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin” >> /home/usuario2/.bashrc
Após essa configuração, feche (CTRL+D) o shell atual e abra-o novamente (para recarregar o arquivo .bashrc), e utilize o comando:
java -version
A saída precisa ser igual (no caso da versão 6u11) a:
java version "1.6.0_11"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.6.0_11-b03)
Java HotSpot(TM) Server VM (build 11.0-b16, mixed mode)
O Java foi instalado e configurado. Vamos ao plugin.
Configurando o plugin no Firefox
Para configurar, vamos copiar o plugin que vem com o Java instalado para a pasta de plugins do Firefox. Para isso, como root, execute os comandos abaixo:
cp /usr/java/jre1.6.0_11/plugin/i386/ns7/libjavaplugin_oji.so /usr/lib/firefox/plugins/libjavaplugin_oji.so
Atenção: em alguns casos, o diretório do firefox poderá ser diferente. Caso não funcione com o comando acima, tente com:
cp /usr/java/jre1.6.0_11/plugin/i386/ns7/libjavaplugin_oji.so /usr/lib/mozilla/plugins/libjavaplugin_oji.so
ou ainda
cp /usr/java/jre1.6.0_11/plugin/i386/ns7/libjavaplugin_oji.so /usr/lib/mozilla-firefox/plugins/libjavaplugin_oji.so
Reinicie o navegador e pronto!
Testando o Plugin
Para testar sua aplicação, acesse um que contem um Applet. Como exemplo:
Banco do Brasil: https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/aai/login.pbk
Applets da SUN: http://java.sun.com/applets/jdk/1.4/index.html
Referências:
Este material utilizou o site abaixo como principal referência:
“I Am An Agent Of Chaos” The Joker
Abraços, Guilherme Pontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário