A instalação do PHP/PostGreSQL foi realizada via APT-GET.
apt-get install postgresql-8.2
Para se criar um usuário no PostgresSQL, entre no terminal como root e digite "su postgres". Com a sessão do usuário postgres inicializada, execute o comando "create novo_usuario" para criar um usuário de gerenciamento do banco. Eu optei em criar um usuário "pgadmin". Ao responder as perguntas, escolha as opções "n", "s" e "s" que, respectivamente, servem para não permitir a criação de novos super-usuários, para permitir a criação de banco de dados e criar roles, tudo a partir do usuário pgadmin.
Vamos então alterar a senha do usuário pgadmin. Use o comando "psql" para acessar o terminal do banco. Para alterar a senha do usuário pgadmin, utilize o comando:
alter user pgadmin with password 'senha';
A senha deverá ser colocada entre aspas e o ponto e vírgula também é necessário.
Para manter um padrão inicial, coloquei a senha pgadmin para o usuário de mesmo nome. Digite o comando "\q" para sair do terminal do PostGreSQL.
Dê preferência aos comandos executados pelo prompt psql, pois você poderá interagir e gerenciar o banco diretamente pelos códigos SQL. Porém, existe uma alternativa gráfica chamada phppgadmin, que também pode ser instalada via APT.
Ao instalar, crie um link simbólico (ln -sf) dentro de:
/var/www apontando para o diretório /usr/share/phppgadmin
com o nome phppgadmin. A partir daí você poderá realizar o acesso à ferramenta em http://localhost/phppgadmin.
Entre com o usuário pgadmin, com a senha e mãos a obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário